Competências

Saiba um pouco mais sobre o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que adquiri durante minha jornada acadêmica e profissional e que são responsáveis pelo meu desempenho em funções e responsabilidades no ambiente de trabalho.

Experiência do Consumidor

Sobre o que se trata?

Também conhecida como Customer Experience (CX), refere-se ao conjunto de percepções e sentimentos que um cliente tem ao interagir com uma empresa ao longo de toda a jornada. Isso inclui todos os pontos de contato, desde a descoberta da marca, passando pela compra de produtos ou serviços, até o atendimento no pós-venda.

Minhas competências nessa área:

Ao longe de 5 anos, atuei como Especialista em Experiência do Consumidor na multinacional francesa Saint-Gobain, sendo o responsável pelo planejamento, desenvolvimento e gestão contínua da qualidade do atendimento em redes afiliadas mediante mapeamento imersivo da jornada do consumidor, envolvendo diversos aspectos tangíveis e intangíveis da marca Saint-Gobain Sekurit, seus produtos (vidros automotivos) e serviços.

A rotina de trabalho abrangia a implantação ou revisão de processos e protocolos (físicos ou digitais), além do engajamento das equipes com as metas e objetivos. Somam-se aos esforços a elaboração e aplicação de treinamentos presenciais ou EAD, abrangendo também a revisão e a construção de uma proposta de readequação da infraestrutura local, sempre que necessário.

A entrega de resultados práticos e a correta modulação da percepção de valor eram continuamente monitorados através de indicadores de performance e apresentados à direção da companhia.

Inteligência Competitiva
e Pesquisas de Mercado

Sobre o que se trata?

Pesquisas de mercado são um conjunto de técnicas e métodos usados para coletar, analisar e interpretar informações sobre um mercado, incluindo seus consumidores, concorrentes e o ambiente econômico. O objetivo é entender as necessidades, preferências, comportamentos e opiniões dos consumidores, bem como as tendências do mercado e a posição dos concorrentes, a fim de obter vantagens competitivas.

Minhas competências nessa área:

Em dezembro de 2013, a rede de varejo alimentar Hirota Food, oferecia-me uma oportunidade profissional desafiadora: criar um departamento dedicado exclusivamente à Inteligência Competitiva; que pudesse dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, elaborar relatórios concisos e propor ações rápidas e eficientes.

Constituída com independência e reportando-se apenas ao CEO; a missão dessa nova área iniciava-se com a coleta de dados primários através de pesquisas quantitativas e/ou qualitativas (grupos focais), algumas desenvolvidas sob cenários específicos da corporação e realizadas pela equipe do departamento.

A adoção de métricas científicas e o emprego de esforços contínuos relevaram padrões de comportamentos, opiniões e hábitos de consumo que permitiram um prognóstico consistente de tendências e cenários locais. Esse mapeamento estratégico possibilitou que decisões importantes fossem tomadas com acuidade e inovação resultando em vantagens competitivas à marca, no curto e longo prazo, com incremento do Market Share e Brand Awareness.


Treinamentos in Company e Acadêmias Técnicas

Sobre o que se trata?

O treinamento é uma ferramenta de capacitação técnica ou cultural, desenvolvida sob medida para atender às necessidades ou desafios de uma empresa ou associados. No modelo “in company” os treinamentos são realizados dentro dos ambientes de trabalho ou em um local e horário de conveniência. Esse modelo de treinamento oferece um custo-efetivo competitivo (uma vez que reduzem gastos da equipe com deslocamento e hospedagem), aumentam o engajamento e promovem um desenvolvimento uniforme e coletivo.

Por outro lado, alguns empresas optam por criar ambientes físicos exclusivos para seus treinamentos técnicos e capacitantes. Esses espaços, que podem ser conhecidos por “Acadêmias”, são especialmente importantes quando há necessidade do uso de ferramental e máquinários particulares ao uso do produto e/ou serviço prestado pela empresa aos seus clientes.

Minhas competências nessa área:

Durante minha gestão na área de Inteligência Competitiva da rede de supermercados Hirota Food, inúmeras pesquisas de mercado e grupos focais eram realizados com o objetivo de coletar dados primários exclusivos de uma unidade e dos clientes do entorno. A realização desses estudos específicos permitia uma análise profunda e a tomada de decisões efetivas na correção e/ou aproveitamento de oportunidades. Assim, muitos treinamentos no modelo “in company” ocorriam com a empresa da gerência local, supervisores e suas equipes; apresentando-se as pesquisas e concomitantemente os treinamentos e ferramentas necessárias para sua efetividade prática.

Anos após, um trabalho similar porém com abordagens diferentes seria adotado na Saint-Gobain Sekurit Autover (uma divisão de vidros automotivos para o mercado de reposição).

Naquele momento, a Autover implementava um projeto de negócio que visava a “integração a frente da cadeia”, através da associação com lojas de instalação regionais e independentes. O objetivo era deter o avanço da concorrência associando o prestígio da marca Sekurit ao lojista local, certificando-o como agente autorizado. Com isso, fazia-se necessário a divulgação, conscientização e constatação que todos os associados e suas equipes mantivessem um padrão mínimo e comum de atendimento e qualidade técnica.

Para o cumprimento desses objetivos, uma área exclusiva de apoio ao cliente foi desenvolvida por mim, integrando as demandas B2B e B2C através de treinamentos multidiciplinares. A estrutura contava com treinamento presencial, no modelo “in company” voltado para todo o staff de cada lojista. Uma ferramenta de ensino à distância também foi configurada para estender o contéudo a funcionários licenciados ou em período de férias. Quanto as equipes técnicas (responsáveis pela instalação dos produtos), o treinamento realizava-se em um espaço dedicado, presente na cidade de São Paulo. Conhecido por “Acadêmia Sekurit Partner”, o local oferecia ferramental de vanguarda e um laboratório exclusivo para a prática de técnicas e modernos protocolos.

A “Acadêmia Sekurit Partner” também oferecia cursos para os proprietários e gestores das lojas, abordando temas como governança, logística, finanças e legislação. As disciplinas, em sua maioria, eram ministradas por executivos da própria Sekurit, construindo dessa maneira um ambiente adequado a troca de conhecimento e ao networking.


Criação Publicitária
e Design Gráfico

Sobre o que se trata?

A criação publicitária é o processo de desenvolver conceitos e mensagens criativas para campanhas publicitárias. Envolve a elaboração de ideias que visam promover produtos, serviços ou marcas, e que possam capturar a atenção do público-alvo de maneira eficaz e memorável.

A criação publicitária é uma combinação de arte e ciência, que exige criatividade, estratégia e conhecimento profundo do comportamento do consumidor. O objetivo é comunicar a mensagem da marca de forma impactante e gerar resultados positivos para o cliente.

Minhas competências nessa área:

Em 1992, os primeiros contatos com linguagens de programação e design digital na faculdade de engenharia, despertaram meu profundo interesse pela área de comunicação, particularmente criação e design gráfico.

A perspectiva de combinar arte e ciência com criatividade, estratégia e psicologia do consumidor motivou-me no ano seguinte a mudar a graduação para Publicidade e Propaganda.

Após profunda dedicação aos estudos e com o domínio dos softwares disponíveis na época, a conquista de uma oportunidade como arte-finalista em agências de propaganda foi facilitado e uma miríade de oportunidades abriram-se naquele momento de transição do design analógico para o digital.

Anos mais tarde, após diversas incursões em editoras e agências de publicidade, recebi um convite para assumir a comunicação da rede de veículos e motocicletas do Grupo Izzo. Trabalhando em um ambiente dinâmico e exigente, diversas campanhas publicitárias foram criadas e veiculadas nas mais renomadas mídias da época, divulgando marcas e produtos como Toyota, Chrysler, Dodge, Jeep, BMW, Aprilia, Renault e Harley-Davidson.

Quanto a centenária marca Harley-Davidson, vale ressaltar que sua presença no Brasil foi uma iniciativa do empresário Paulo Izzo, que após negociações na década de 1990 conquistou os direitos de uso da marca e comercialização dos veículos com exclusividade.

A partir de 2003, o Grupo Izzo concentra suas operações na expansão da marca Harley-Davidson no Brasil, reestruturando o departamento de Marketing em sinergia com a matriz americana. Nesse importante momento, assumo a responsabilidade pela criação publicitária da marca trazendo resultados inéditos na comercialização e expansão da H-D no Brasil. A abrangência desse trabalho envolveu também a implantação de um novo website institucional e e-commerce, o desenvolvimento de novos materiais de ponto de venda, ações de relacionamento e fidelização, além da promoção de eventos, exposições e vivências “on-road”.

Nos desafios posteriores, meu expertise em criação publicitária, design gráfico, fotografia e pós-produção permaneceriam fundamentais no alcance de metas e resultados.


Endomarketing

Sobre o que se trata?

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia que visa alinhar os colaboradores de uma empresa com os objetivos, valores e cultura organizacional. A ideia é tratar os funcionários como “clientes internos”, garantindo que eles estejam bem informados, motivados e engajados. Isso é essencial para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente externo e, consequentemente, fortalecer a imagem da empresa.

Minhas competências nessa área:

Atuei com comunicação através de plataformas on e offline.

São alguns exemplos de mídias adotados: newsletters impressos, boletins digitais (emails), intranet, murais e quadro de avisos, banners, impressos simples (take-one), eventos, apresentações multimídia, sorteios e premiações, adoção de vestuário personalizado (bonés, camisetas, pins, crachás), adesivos, uso das redes sociais como Facebook, Twitter; mensagens de texto (SMS); audiovisual digital (circuito interno de tv) além da personalização de materiais diversos como apoio temático (boletins, holerites, marcadores de ponto, cartões de acesso), utilização de recursos de e-learning e desenvolvimento e implantação de códigos de conduta (compliance).

Tenho amplo portfólio com outros exemplos de ações e materiais adotados durante meu trabalho como comunicador.


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